teste conexao EVG Sistemas
sistema-em-nuvem-o-que-e-e-quais-os-beneficios

Sistema em nuvem: o que é e quais os benefícios?


 

Sistema em nuvem: o que é e quais os benefícios?


 

Você conhece os benefícios de um sistema armazenado em nuvem? Na leitura de hoje você vai entender o que é um sistema em nuvem, as diferenças entre este tipo de sistema - que também é chamado de Cloud Computing -  e o sistema desktop (local) e que os benefícios em ter o sistema armazenado na nuvem vão além de poder acessá-lo de qualquer local.

 

Boa leitura!


 

O que é sistema armazenado em nuvem?

 

Ter informação, material ou sistema em nuvem significa que estes dados estarão disponíveis no ambiente digital, armazenados, através da internet, em servidores de empresas de hospedagem. Um servidor é basicamente um supercomputador, ou uma rede de supercomputadores, onde os dados de terceiros são guardados. As empresas de hospedagem têm, então, como dever de gerenciar e operar o armazenamento físico de dados.

 

Para exemplificar, pense no seu e-mail, ele pode ser acessado através do celular, do notebook, do tablet… e ao executar qualquer tipo de ação através do celular, como o envio de um novo e-mail, ela é vista simultaneamente no acesso a sua conta através do notebook. Isso ocorre pois a sua conta de e-mail está hospedada na nuvem, o celular e o notebook são apenas instrumentos para você acessar os dados que estão dentro do servidor da empresa de hospedagem do seu e-mail.

 

Foi exatamente a popularização da computação remota e o aumento do aumento do uso de dispositivos móveis, que modernizou e expandiu a armazenagem em nuvem. Além da facilidade do acesso aos dados, com a computação na nuvem, os computadores não são mais sobrecarregados.

 

Qual a diferença entre o sistema na nuvem e o sistema desktop?

 

O sistema desktop, ou sistema local, é aquele que é instalado no computador. A grande vantagem desse tipo de software é que ele funciona independente da internet, ao contrário do sistema na nuvem. Confira outras diferenças entre os dois tipos de armazenamento:

 

  • O sistema desktop sobrecarrega o computador, enquanto o sistema na nuvem não.

  • A velocidade do sistema desktop não está relacionada à velocidade da internet, enquanto qualquer instabilidade pode comprometer o andamento do serviço em um sistema na nuvem.

  • O sistema na nuvem pode ser acessado de qualquer computador, celular ou tablet, (que esteja conectado na internet) através de um login e uma senha, enquanto no sistema desktop você tem que estar sempre com a máquina, onde foi instalado, para utilizá-lo.


 

Quais os benefícios do sistema armazenado em nuvem?

 

O modelo facilita muito o acesso ao sistema por todos que dependem dele para executar suas tarefas e, ainda, reduz os gastos com a equipe interna do setor de tecnologia.

 

Confira algumas das vantagens de investir em um software de gestão que esteja hospedado na nuvem:

 

- Muito mais segurança nas informações: as empresas devem ter todo o cuidado com a segurança de seus dados. Os prejuízos em caso de acesso de hackers podem ser imensos. Ter um sistema em nuvem garante mais segurança para a sua empresa, pois você contará com profissionais muito experientes por trás do desenvolvimento do sistema, prontos para adicionar camadas de firewalls (barreiras que monitoram o tráfego de rede). 

 

- Gerenciamento inteligente e sem uma série de cabos que ocupam espaço: uma das maiores vantagens de migrar para um sistema em nuvem é a flexibilidade que ele te proporciona no dia a dia. Você pode usá-lo de qualquer lugar do mundo, a qualquer momento e, também, pelo seu celular! Ter um sistema que não está instalado numa máquina específica é sinônimo de facilidade e praticidade.

 

- Backup seguro para você não perder nada: já pensou se sua empresa perder algum dado importante para uma venda? Com um sistema em nuvem você não corre esse risco. Os backups são seguros, feitos constantemente pela empresa desenvolvedora do software e armazenados num ambiente que está além do seu próprio computador.


 

E aí? Você utiliza um sistema hospedado na nuvem?

Data do post: 22/07/2021

ENDEREÇO
Alameda Oscar Niemeyer, 500 - sala 411
Vila da Serra - Nova Lima - MG - 34.006-049

CONTATOS
Email: comercial@evginfo.com.br
Telefone: (31) 3541-0369
Plantão: (31) 98789-1178

Telefone de contato: (31) 98789-1178

INFORMAÇÕES
Atendimento online via chat de segunda à sexta-feira das 9:00 às 18:00.

Chat Online