conheca-as-vantagens-do-erp

Conheça as vantagens do ERP


Vantagens do ERP
 

Antes de falarmos sobre as vantagens do ERP, primeiramente iremos definir o que é um ERP. Vamos lá?

 

A sigla ERP vem de Enterprise Resource Planning, que na tradução literal para o português significa Planejamento de Recursos Empresariais. Dentro de uma organização, o conceito de “recursos” é muito amplo, pois se refere a tudo que a empresa possui, por exemplo, seus ativos, processos organizacionais, informações e colaboradores.

 

Logo, já se pode pressupor que se trata de algo relacionado à gestão de tudo isso, certo? Exatamente! O Enterprise Resource Planning é um Sistema de Gestão Empresarial, que unifica as informações da empresa, automatiza processos e é um excelente aliado para empresas de todos os portes e segmentos!

 

Quando surgiu

 

O termo ERP foi criado na década de 90, pela empresa americana de consultoria Gartner Group. A companhia entendeu que para fazer uma gestão da organização com assertividade e agilidade, é fundamental existir um software que controle, de forma única, os dados do Estoque, Logística, Vendas, Financeiro, etc.

 

Porém, para chegar até a criação deste termo nos anos 90 muita evolução aconteceu. O processo começou há mais de 100 anos, com o engenheiro Ford Whitman Harris, que criou o modelo EOQ (Economic Order Quantity), um sistema de produção baseado em papel para a programação da produção.

 

O modelo EOQ foi utilizado por muito tempo, até que em 1964 a fabricante de ferramentas Black and Decker combinou alguns conceitos de EOQ integrados a um computador e criou o método MRP (Material Requirements Planning).

 

Com o aumento das necessidades e, claro, com a evolução tecnológica, em 1983 foi apresentado o MRP II (Manufacturing Resource Planning). Um software com mais funcionalidades e mais integração de dados entre os setores da empresa, que tinha como objetivo principal melhorar a produção e reduzir os desperdícios.

 

O MRP II foi crescendo e ganhando módulos que iam além do seu objetivo principal que era o controle do estoque. Vieram funcionalidades como a de gestão financeira e de logística. Logo, por não ter mais sentido chamar esse software de Planejamento de Recursos de Fabricação, nasceu o termo Enterprise Resource Planning, o ERP.


 

Vantagens do ERP


 

Algumas pessoas acreditam que o controle financeiro e organizacional podem, facilmente, serem feitos em alguma pasta do Word, ou mesmo numa planilha do Excel. Porém, esse é um erro que pode impedir maiores lucros e gerar esforço humano.

 

Então, agora que você já sabe o que é o ERP e como esse modelo de software surgiu,  iremos falar sobre algumas vantagens de você ter um Sistema de Gestão Empresarial implantado em seu negócio.

 

Confira 6 benefícios do Enterprise Resource Planning

 

  1. Análises assertivas

 

Para um bom gerenciamento, é fundamental que todas as informações pertinentes ao seu negócio estejam centralizadas. Como já falamos anteriormente, o ERP permite que todos os setores da empresa estejam integrados, o que gera maior qualidade dos dados informados, mais agilidade e eficácia para os processos e evita desencontros.

 

  1. Menos risco de perda de informações

 

Mesmo que planilhas e ferramentas disponibilizadas pelo software do seu computador sejam boas para armazenar informações, organizar todo sistema da empresa dessa forma não é a melhor opção, devido a quantidade de tarefas e dados envolvidos. Além de não concentrar em único lugar e integrar todas as informações, possíveis panes no sistema e falhas operacionais podem fazer com que dados sejam perdidos.

 

  1. Evitar multas

 

Isso mesmo, pela organização e confiabilidade nos fechamentos de dados contábeis e fiscais, o software reduz a chance de erros com impostos e contribuições, evitando multas para a empresa e agilizando o processo.

 

  1. Redução de desperdícios e custos financeiros

 

É fato que toda empresa que tem uma boa organização no fluxo de caixa e no controle do estoque economiza. Não é atoa que o ERP nasceu da necessidade de controlar a produção, não é mesmo? Saber exatamente o que comprar e o que produzir, a estimativa de fixo e variável, a estimativa de lucro, é fundamental para o crescimento da empresa.

 

  1. Agilidade nos processos

 

Através da integração das diferentes áreas da empresa e da automatização de diversas tarefas, o ERP elimina diversos trabalhos manuais, padroniza tarefas e reduz o índice de erros. Aumentar a produtividade dos colaboradores é primordial para quem quer ir além.

 

  1. Integração entre unidades, comércio físico e online

 

A união de todas informações referentes ao negócio em uma única plataforma evita problemas de estoque, lançamento de produtos que estão em falta, descontrole de vendas e muito mais. Com os multicanais existentes hoje para a venda, como marketplaces, ecommerce e unidades físicas, o risco de erro por não ter os dados concentrados é altíssimo, além de ser improdutivo.

 

Como pode ver, o benefício de se ter um sistema integrado em sua empresa é altíssimo e, com certeza, contribuirá para o crescimento do seu negócio.

Data do post: 19/07/2021

ENDEREÇO
Alameda Oscar Niemeyer, 500 - sala 411
Vila da Serra - Nova Lima - MG - 34.006-049

CONTATOS
Email: suporte@evginfo.com.br
Telefone: (31) 3541-0369
Plantão: (31) 98789-1178

Telefone de contato: (31) 98789-1178

INFORMAÇÕES
Atendimento online via chat de segunda à sexta-feira das 9:00 às 18:00.

Chat Online